Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Sofás culpados por uma em cada oito mortes súbitas do lactente

Quando pensamos no síndrome de morte súbita raramente nos lembramos do perigo que são os sofás, mas um artigo recente no Pediatrics (Sofas and Infant Mortality) chama a atenção para este facto.

Os sofás são responsáveis por 12,9% das mortes súbitas do lactente (dados dos EUA). No sofá (mais que em outras superfícies, como o chão ou a cama), a morte é mais frequentemente atribuível a asfixia. A morte está associada a uma maior partilha do espaço com um adulto. Outro dos factores que contribuem para o perigo de morte é o facto da criança rolar para um dos lados do sofá.

[fonte: geekysweetheart.blogspot.pt]

Sei que sabe bem dormitar com um bebé a aquecer-nos o colo, mas também sei que muitas vezes somos vencidos pelo cansaço. Não é seguro. E porque nunca é demais recordar, deixo-vos aqui as recomendações para a prevenção da morte súbita no lactente:
  • Deitar o bebé para dormir sempre de costas. 
  • Prender o bebé de forma a que ele não vire durante a noite.
  • Quando acordado, deitar o bebé de barriga para baixo alguns minutos por dia, para que ele faça exercício e fortaleça os músculos do pescoço. 
  • Não deitar o bebé na cama com os pais (NEM NO SOFÁ). 
  • Não sobreaquecer o ambiente do quarto nem a cama. 
  • Usar chupeta para adormecer.
  • Manter o bebé (a dormir ou acordado) longe do fumo.
Podem ler as explicações de cada um destes pontos no texto que escrevi aqui.

[fonte: mommypotamus.com]

4 comentários:

  1. há já algum tempo que não lia um artigo tão... mal redigido e enganador.

    1º todas as mortes são subitas... 1 segundo estamos vivos e no outro não.

    2º o amoso sindrome de morte subita nos bebes ainda não têm explicação, por isso todas as conjecturas a volta dele não passam mesmo disso... especulações.

    mas comentando ponto a ponto...

    Deitar o bebé para dormir sempre de costas.
    até há bem pouco tempo deendiam que era de lado. novos estudos provaram melhorias na circulação e respiração. altou acrescentar que a cama deve estar a 30º nos primeiros meses (6 no minimo) para ajudar o bebe a respirar melhor bem como sempre que está doente com algo relacionado e que aecte a respiração.
    se os bebes podem engolir o vomito e morrer... sim sem duvida e esta posição ajuda a prevenir mas não existem provas que previna a morte subita pois nem se sabe o que a causa

    Prender o bebé de forma a que ele não vire durante a noite.

    aconselho algemas com protecção para não os magoar. os bebes pequenos nem de dia se viram ate certa idade quanto mais de noite. e quando chegar a idade de se quererem virar o prender só os vai deixar desconortaveis. este ponto não entendo como pode provocar a morte subita...

    Quando acordado, deitar o bebé de barriga para baixo alguns minutos por dia, para que ele faça exercício e fortaleça os músculos do pescoço.

    e caso não o aça o bebe morre de morte subita... pleaseeee

    Não deitar o bebé na cama com os pais (NEM NO SOFÁ).

    quando um bebe cai da cama ou do soa e morre... bem é subito e uma catastroe mas de nada está ligado a morte subita mas sim a co-slepping com pouca segurança ou nenhuma. eu como adepta desta pratica com 3 ilhos acho descabido alarem tão levianamente no assunto e darem a entender um bicho papão nisto. não posso dizer que é para todos os pais nem para todos os ilhos, nem todos gostam ou se sentem seguros. tb não deendo a pratica com unhas e dentes porque era aplicada na pre historia... ou então em vez de apartamentos viviamos ao molho em armazens... acho simplesmente que no meu caso é bom, dormimos todos mais descansados, já estamos na ase de so virem para a nossa cama a meio da noite ou madrugada exceto em alturas de asmas que ainda são muitas. e claro não existem provas concretas que provoque morte subita... o bebe morrer soucado não é morte subita é acidente e mau co-slepping.

    Não sobreaquecer o ambiente do quarto nem a cama.

    totalmente de acordo... mas mesmo assim não existem estudos do sindrome que possam comprovar nada.

    Usar chupeta para adormecer.

    nunca usar chupeta... dar mama. se adormecer na mama melhor. a chupeta é uma substituta da mama e não o oposto. não é a chupeta que ajuda é o movimento de chuchar. se or em contacto com a mãe ainda melhor mas aconselho a estudar o metodo canguru.

    Manter o bebé (a dormir ou acordado) longe do fumo.

    e para os pais que umam e principalmente com bebes com problemas respiratorios não estar em contacto com o bebe com as roupas do dia a dia com que estiveram a umar nem umar nos carros. é uma escolha dos pais não das crianças e não devem ser sujeitas a isso... provoca cancro nos pulmões e doenças respiratorias.... mas morte subita... lá está não se sabe.


    resumindo não havendo estudos que comprovem não é possivel airmar desta orma que provoca morte subita. claro que existe alguns pontos que reeriu que estão correctos mas não por causa da morte subita mas para segurança e saude do seu bebe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Sofia.
      Quanto ao mal redigido, admito a crítica. Quanto ao enganador, julgo que não tem razão.
      Ficaríamos pelo seu primeiro ponto «todas as mortes são súbitas», porque prova que não percebeu do que estamos a falar. O síndrome de morte súbita é uma entidade clínica bem definida e corresponde àquela em que o lactente morre repntinamente e sem causa aparente. Mas acho melhor rebater os seus argumentos, porque, para além de falsos, podem confundir quem lê este blogue. É que o seu 2º ponto é também falso: o síndrome de morte súbita tem muitas explicações, mas nem sempre comprováveis no caso particular que nos aparece. A maioria são casos de asfixia (esta sim de causa desconhecida). Os estudos clínicos definiram vários factores que podem explicar essa asfixia. Dos factores de risco (mais que comprovados) para isso acontecer são dormir com um adulto, ambientes demasiado aquecidos e ambientes de fumo. Os conselhos que têm sido veiculados pela maioria das sociedades de pediatria do mundo sobre a forma como se deitam os bebés reflectem medidas que evitem que eles se virem de cabeça para baixo, havendo menor probabilidade de sufocar contra uma almofada ou o próprio colchão.

      Eliminar
    2. Drº

      vamos lá ver... o sindrome de morte subita dos lactentes tal como o disse e muito bem é quando o bebe morre repentinamente e sem explicação.
      existem diversas teorias das quais o sobre-aquecimento e dormir em ambientes de umo.
      morte por asixia é outra coisa. o grande problema é que não se consegue comprovar por omissão dos pais e outros actores que a asixia resultou de uma má partilha de cama ou se oi asixia ou morte subita. a realidade é que muitos desses casos que são atribuidos aos numeros de morte subita são resultados de uma má partilha de cama.
      é possivel partilhar a cama com um bebe sem riscos de sobre aquecer o mesmo nem do asixiar, contudo tb entendo que seja mais "seguro" desaconselhar a partilha da cama até aos 3 meses/6meses.
      o seu artigo é enganador pois está bastante incompleto... está na vertente do choque e não açam isso sem explicar tudo e dar a opção consciente e inormada aos pais. é como as mães que dizem aos ilhos que não porque não e eu digo que não sem explicarem o porque e as outras opções.
      em relação a posição de dormir na cama deveria tb ter reerido que é desaconselhado nos primeiros meses almoadas bem com os edredonse deitar de barriga para cima os bebes com reluxo ou que bolsem muito. bem como a tal historia da cama inclinada a 30º, a cama não o colchão. os riscos de dormir de barriga para baixo vão mais alem de suocar com almoadas ou colchão é tb a propria inalação dos dioxidos de carbono da respiração e outros.

      para não alongar agora mais o tema aconselho a rever a imagem que colocou bem como o titulo que deu ao texto por estar desenquadrado no texto que apresenta.

      a imagem porque irónicamente os bebes estão de barriga para baixo e de lado numa cama e o titulo por tudo o resto.

      ps - a parte do prender o bebe, deve ter eito ai alguma conusão, ela existe sim... bem não prender mesmo, mas para os bebes com reluxo ou com mal ormações que precisem de correção o bebe deve ser colocado de lado e com algo que evite que ele se vire de costas e de barriga para baixo mas só nestes casos.
      haaa e nas camas inclinadas deve ser colocado um rolinho de orma ao bebe não escorregar para baixo dos lençois.

      Eliminar
  2. mas os bebés de todas as raças dormem acompanhados pelas mães, durante mais ou menos tempo! o mesmo com a raça humana - foi o dormir acompanhado que (também) assegurou a continuidade da espécie. é um imperativo biológico, se assim o quiserem por. está no nosso ADN, assim como está o acorrer no imediato ao choro do bebé. não o fazer é contra-natura, é dizer aos nossos filhos "dorme praí sozinho que é mais seguro". não, não é! agora, dormir no sofá?! por favor! não tem rigorosamente nada a ver com co-sleeping em consciência...

    ResponderEliminar