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sexta-feira, 18 de julho de 2014

Controlo parental sobre o tablet e o telemóvel

Lá cedemos à compra de um tablet para o JM. A Mãe sentiu que já não tinha controlo sobre o seu iPad (ou, como eu lhe chamo idiotpad). Exactamente por (1) ter uma óptima relação qualidade-preço, (2) ter entrada para cartões de memória microSD, (3) o Pai preferir o sistema Android, comprámos este ASUS MemoPad. Não é um tablet para específico para crianças, mas isso resolveu-se rapidamente com a instalação desta aplicação. A KidsPlace é uma aplicação que funciona como um máscara para o Android. A criança passa a ter acesso apenas às aplicações que os pais seleccionam, não permite compras online nem links manhosos. Para além disso permite colocar um temporizador/limitador para a utilização desenfreada do brinquedo.

 

Sendo compatível com todos os sistemas Android, pode também ser instalado nos smartphones. Foi o que fizemos cá em casa, porque a cada passo, o MM pega nos telemóveis e carrega aleatoriamente em tudo que é ícon, fazendo algumas chamadas pelo caminho. De modo que, se tiverem um telemóvel Android, podem/devem instalar a KidsPlace que dá muito jeito. Se continuarem agarrados aos vossos idiotphones e/ou idiotpads, terão que passar pelo processo demorado de fazer tudo manualmente. Para não dizerem que não sou amigo, deixo-vos a ligação para as instruções da Pplware: «tenha um controlo total sobre o iPad e iPhone dos seus filhos».

Mas ter controlo sobre o tablet é também (ou mais importante até) saber desligar da tecnologia para brincar com os irmãos e os pais. Há competências manuais que os tablets não desenvolvem. Na ficha de avaliação do JM, a professora alertava que ele deveria treinar os grafismos simples e pintar dentro das linhas. Deixou-nos preocupados. Já agora... Eu sei que há muitas professoras e (ainda mais) Mães experientes desse lado. Não nos querem dar uma ajuda? Deixem-nos sugestões de brincadeiras, exercícios e/ou livros, por favor.

9 comentários:

  1. Vou ser uma voz do contra: sim, eu sei que é lindo e um orgulho ver os desenhos dos nossos filhos pintados dentro das linhas, num excelente controlo motor..., mas tudo tem o seu tempo! Não há mal nenhum em pintar um bocado por fora quando se tem quatro anos e meio. Não sugiro absolutamente livro nenhum.

    Porque será que temos tendência para formatar as crianças desde tão cedo? O meu filho mais novo é da idade do JM. Também pinta por fora muitas vezes, mas isso não é o mais importante na sua relação com a "arte" que produz (pelo menos para mim). O mais importante é a avaliação que ele faz: "Este trabalho está super giro.", "Este está feio.". Quando diz que está feio, não está angustiado, está simplesmente a distanciar-se do que fez. Quando diz que está super giro ou algo do género, percebe-se que foi um trabalho que lhe deu muito prazer fazer e é isso que faz aumentar a cotação (e não se está dentro ou fora das linhas).

    Não sei se me fiz entender. Qualquer explicação extra que queira, é só pedir.

    (Sou professora do 1º Ciclo. Dispenso que os alunos cheguem ao 1º ano tendo feito grafismos atrás de grafismos.)

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  2. Olá!

    É a primeira vez que vou comentar este espaço, apesar de ser uma leitora assídua desde o início.

    Ficam aqui umas ideias para ajudar o JM nas tarefas em que ele pode melhorar:
    - começar por desenhos simples e relativamente grandes, com contornos grossos, ensiná-lo a pegar bem no lápis e, com a mão do adulto na dele, pintar, devagarinho, junto à linha de contorno do desenho, deixá-lo fazer o resto;
    - como em quase tudo, treinar, treinar, treinar mas sem que isso se torne uma tarefa obrigatória, com o tempo, o JM há-de conseguir arranjar uma estratégia para não "passar os limites" :);
    - o acto de pintar dentro dos limites é uma competência que traduz uma série de outras, necessárias, depois à aprendizagem da escrita: a motricidade fina, o controlo sobre o movimento da mãe em movimentos mais ou menos amplos, a pega do lápis/caneta, o posicionamento do antebraço sobre a superfície, enfim...
    - por exemplo: arranjar uma folha de papel de cenário (ou semelhante), deitá-lo a ele, fazer o seu contorno e depois pintar (com lápis, com lápis de cera, com aguarelas (fica tudo um caos mas eles gostam e, afinal, estamos no verão, tudo seca mais rápido);
    - comprar livros de colorir com desenhos simples e pintarem com ele, usar materiais diferentes;
    - deixar o MM participar também (de certeza que ele ainda não vai pintar dentro das linhas e, sem qualquer tipo de orientação neste sentido, o JM vai perceber a diferença e vai, espontaneamente, querer ensinar o irmão a pintar bem (o que o vai fazer aplicar o que tem vindo a aprender e treinar com mais empenho - porque tem uma motivação - a não pintar fora dos contornos (experimentem a ver no que dá);
    - o JM fazer o contorno da sua mão e pintá-la a seguir (isto treina a motricidade fina)
    - pegando nesta ideia da motricidade fina, há mil e uma coisas - além de pintar - que se podem ir fazendo com os miúdos e que os ajuda a desenvolver o mecanismo de controlo necessário: fazer uma pizza caseira com o objectivo de espalhar os ingredientes por cima da pizza (o queijo ralado, os bocadinhos de fiambre, os bocadinhos de azeitona, etc (o gesto necessário a pegar nas "pitadas" dos ingredientes e espalhá-los, de cima, na superfície da pizza é um bom treino da motricidade fina)


    Tudo isto deve ser, acima de tudo, descontraído e divertido. Aprender tem de ser um prazer, raramente (porque não gosto de "nuncas") uma obrigação.

    Espero ter contribuído de alguma forma!
    Boas férias para o JM!

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  3. Fica aqui este link que, apesar de falar sobre aspetos que não se aplicam ao JM mas sim a meninos mais crescidos que já apresentam dificuldades na escrita, explica bem o que é necessário para chegar a uma boa caligrafia. É em inglês!

    http://childdevelopmentinfo.com/learning/tips-for-helping-kids-and-teens-with-homework-and-study-habits/handwriting/

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  4. sinceramente não acho que haja livros específicos para treinar essas actividades motoras... é mesmo estar com eles a pintar e explicar que devem pintar dentro do contorno. O que faço é imprimir folhas com desenhos daqueles que eles gostam ( google) e pintar com elas! ... fazer à antiga... abolir o ipad e telefones e perder tempo... conselho ... utilizar lápis pois muitas vezes os desenhos estão nas duas faces do papel e eles carregam na caneta!

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  5. Obrigado pela dica, o meu mais velho tem limite de tempo, sempre aertado por nós. Vou falar nisso ao infomático lá de casa (o pai).
    Quando ao grafismo ele vai trabalhar isso mesmo na pré. Na pré a educadora falou-nos de um livro que se compra nos hipermercados e na fnac (no PD era na altura bem mais barato): "O meu bloco 5-6 anos" que treina entre outras coisas o grafismo. Existem também livros no hipermercado que fazem isso, entre outras coisas.
    Já que ele gosta do tablet porque não arranjar uma caneta própria e aplicações que também façam o treino, além das inúmeras que existem para eles pintarem online.

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  6. UI! Tantas sugestões. Muito obrigado :)

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  7. Essa professora do JM parece-me exagerada. Ou então vocês deram importância a mais ao comentário dela.
    Vamos serenar na infância dos nossos meninos.
    Com a idade dele, será que pintávamos dentro das linhas?! Ou andávamos na rua, sujos e felizes?! :)

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  8. sugestão para treinar a motricidade fina....o controlo da pintura vem depois....
    http://umademim.blogspot.pt/2014/07/motricidade-fina.html

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