Ainda as vacinas e um disclaimer

Por vezes escrevo posts que têm um impacto maior e surgem muitas dúvidas. Também é nestas alturas que aparecem aqui no blogue muitas caras novas, que merecem uns esclarecimentos:

1. Eu sou cirurgião pediátrico. (Não sou pediatra.) Este blogue começou pelo meu gosto por escrever histórias que vou vendo acontecer «entre casa e o hospital», onde os protagonistas são os meus filhos «e os filhos dos outros». Se chegaram agora, sejam bem-vindos. Sintam-se à vontade.

2. A informação médica que vou deixando aqui no blogue pretende dar aos pais ferramentas para saberem um bocadinho mais sobre como funcionam os seus filhos, a que sinais e sintomas devem estar atentos em caso de doença, terem alguns truques para lidar com problemas que vão surgindo e andarem actualizados quanto às boas práticas. No fundo, ajudar a não estragar.

3. Para não perder rigor científico, muitas vezes uso palavras difíceis de interpretar. Por exemplo, o que são factores de risco? Será que o meu filho está em risco e deve fazer esta vacina? Ler este blogue não subsitui consultar o médico que segue a sua criança. A informação que aqui é dada deve ser discutiada com o pediatra ou outro médico, que melhor conhecem a família. Eu sou apenas um cirurgião pediátrico.

4. Sobre a vacina BCG, a Direcção Geral de Saúde, mudou as indicações desta vacina. Ela já não é universal, mas apenas para populações de risco. "Será que a minha criança precisa ou deve fazer esta vacina?" O melhor mesmo é consultar o seu médico. Depende de muitos factores, nomeadamente onde e com quem vive.

5. Alguns leitores questionaram-me sobre outras vacinas: hepatite A, principalmente. Sobre elas não falei, porque não havia novidades, mas estão no documento emitido pela comissão de vacinas. Estão lá todas as vacinas extra-plano. Também estão lá as explicações/justificações para as suas recomendações. São coisas demasiado técnicas. Algumas difíceis de perceber. Quanto mais explicar...

Posto isto, muito obrigado por lerem este que vos escreve. Leiam, deixem comentários, façam perguntas. A gerência responderá na medida das suas capacidades.

Etiquetas: , ,