Mãe portuguesa premiada por terapia inovadora

Ontem, realizou-se a entrega da primeira edição dos prémios Patient Innovation. Estranhamente, os telejornais e a maioria dos jornais online parecem ter passado ao lado deste evento, que a meu ver merecia um maior destaque. A Patient Innovation foi criada há 2 anos. É uma espécie de rede social onde doentes, cuidadores, profissionais de saúde e investigadores podem apresentar soluções ou discutir propostas para diferentes problemas de saúde. É um nascido em Portugal, mas que já chegou aos 4 cantos do Mundo. Se não conhece, passe por patient-innovation.com. Ficará admirado com a quantidade de criatividade que anda por lá.

Entre os premiados, encontrava-se uma daquelas Mães lutadoras de que tanto falo aqui. Joaquina Teixeira é a Mãe do Gonçalo que tem Síndrome de Angelman, uma doença caracterizada por um atraso no desenvolvimento, na aquisição da linguagem, convulsões entre vários problemas psicomotores. Numa festa de aniversário, Joaquina apercebeu-se que o Gonçalo se entusiasmava com os balões coloridos suspensos pelo ar e que tentava alcançá-los. Chegada a casa, decidiu colocar balões de hélio em diferentes altura. Com muita persistência e alguma estratégia, o Gonçalo conseguiu colocar-se de pé (primeiro) e, hoje, consegue andar sozinho.

 
[fonte: patient-innovation.com]

Para saber mais sobre os outros premiados, podem ler a notícia da Lusa reproduzida no ionline ou passear pelo website patient-innovation.com.

Etiquetas: ,