Nunca é demais insistir. Os médicos e os enfermeiros devem ser apresentados às crianças como amigos. Por vezes, há 'picas', espátulas na língua, otoscópio pelo ouvido, e outras maldades, mas é para o bem da criança. Apresentarem-nos como aquele que 'se não te portas bem, dá-te uma pica' é completamente proibido.
Para ajudar as crianças perder alguns dos seus medos dos hospitais e das batas brancas que neles trabalham, as Associações de Estudantes das diferentes faculdades de Medicina do país organizam hospitais dos bonequinhos (algumas chamam-lhes dos pequeninos). Os alunos de Medicina recebem crianças acompanhadas do seu ursinho ou boneco, para que este seja consultado. Cria-se ali um ambiente de faz-de-conta em que as crianças aprendem, enquanto brincam, que o hospital não é tão assustador assim.
Em Braga, o Hospital dos Bonequinhos realizar-se-á de quarta a sexta-feira da próxima semana (12 a 14 de Novembro). Este hospital a fingir será montado na entrada principal do Hospital de Braga. O horário para escolas é das 9h30 às 17h00. O horário livre (extra-escolas) é das 17h00 às 19h00. Pode saber mais informações aqui. Se puderem passar a palavra, a gerência agradece. Lembro que Braga está a pouco mais de 30 minutos de cidades como Porto, Viana do Castelo, Guimarães, Barcelos, etc.
Não percebo essa atitude dos pais. A meu ver não tem nada de positivo. Aos meus filhos sempre foi dito exactamente onde iam. Seja pediatras, vacinas ou dentistas. É certo que tenho a sorte de nunca ter precisado de ir com eles para o hospital, são ambos bastante saudáveis. Mas o pequenino com 4 anos já foi duas vezes ao dentista, e sabe sempre ao que vai.
ResponderEliminar