Hospital dos Bonequinhos

Ninguém espere que a consulta no cirurgião pediátrico corra bem, se não preparou a cria para o que iria acontecer. É raro o dia em que não em apareça um 'desprevenido' na consulta. A Mãe ou o pai disseram-lhe que iam dar uma volta, aproveitam e passam no hospital para 'não sei o quê' e, quando dão por ela, o médico chama o nome deles pelo intercomunidador. É um péssimo começo. Já expliquei aqui que a criança que está com algum receio de ir a uma consulta (seja do médico ou da enfermeira), no momento que percebe que os pais lhe mentiram, traíram a sua confiança, que já não pode confiar neles, entra em pânico.

Nunca é demais insistir. Os médicos e os enfermeiros devem ser apresentados às crianças como amigos. Por vezes, há 'picas', espátulas na língua, otoscópio pelo ouvido, e outras maldades, mas é para o bem da criança. Apresentarem-nos como aquele que 'se não te portas bem, dá-te uma pica' é completamente proibido.

Para ajudar as crianças perder alguns dos seus medos dos hospitais e das batas brancas que neles trabalham, as Associações de Estudantes das diferentes faculdades de Medicina do país organizam hospitais dos bonequinhos (algumas chamam-lhes dos  pequeninos). Os alunos de Medicina recebem crianças acompanhadas do seu ursinho ou boneco, para que este seja consultado. Cria-se ali um ambiente de faz-de-conta em que as crianças aprendem, enquanto brincam, que o hospital não é tão assustador assim.


Em Braga, o Hospital dos Bonequinhos realizar-se-á de quarta a sexta-feira da próxima semana (12 a 14 de Novembro). Este hospital a fingir será montado na entrada principal do Hospital de Braga. O horário para escolas é das 9h30 às 17h00. O horário livre (extra-escolas) é das 17h00 às 19h00. Pode saber mais informações aqui. Se puderem passar a palavra, a gerência agradece. Lembro que Braga está a pouco mais de 30 minutos de cidades como Porto, Viana do Castelo, Guimarães, Barcelos, etc.

Etiquetas: , , , ,