Um balde de água fria por ELA

Eis que a Dra. Ana Póvoas me desafio para o banho de água fria a favor da APELA (Assoicação , Portuguesa da Esclerose Lateral Amiotrófica). A ordem partiu da nossa médica de família e ordens médicas são sempre para cumprir. Mas mesmo que o desafio partisse de outra pessoa qualquer, acho que esta campanha tem o mérito de chamar a atenção para uma doença por muitos desconhecida e, por isso, muitas vezes esquecida, no que toca a doações de particulares e de empresas. Há um vídeo especialmente emocionante de um rapaz de 26 anos que descobriu sofrer de ELA há 6 meses. Ele sabe o que o espera, porque viu a sua Avó e a sua Mãe morrerem por causa da mesma doença. Ele refere no seu vídeo que o que mais revolta é o escasso financiamento para a investigação científica nesta doença. Por serem poucos doentes a nível mundial são um mercado pouco apetecível para a indústria farmacêutica. Se este post não servir para mais, que sirva para vos convidar a visitarem a página da APELA e ficarem a saber mais sobre a ELA.

Agora, o nosso vídeo produzido hoje ao final de um dia de intenso trabalho. A realização esteve a cargo do anestesista, o cenógrafo/homem do balde foi o enfermeiro de anestesia, o câmara um cirurgião plástico. Não se pode pedir milagres...


Apesar de isto dos baldes ser uma ideia muito gira é mesmo importante que pensemos como podemos ajudar a APELA e os doentes que esta associação apoia.  Existem muitas formas de o fazer:
  1. fazer-se sócio da APELA. A quota mínima anual é de 30€. Qualquer pessoa ou entidade pode inscrever-se. 
  2. enviar um donativo através do NIB da APELA(0007.0369.00030460006.16) ou enviando cheque ou vale à ordem da APELA para a sua sede: Rua Al Berto lote 18, loja A e B, 1900-918 Lisboa
  3. entregar material como cadeiras de rodas, andarilhos, camas eléctricas, colchões ou almofadas anti-escaras, cadeiras de banho, equipamentos para comunicação aumentativa, etc. Os equipamentos de que já não se utiliza podem ser úteis a outros doentes. 
  4. consignação 0,5% do IRS à APELA, preenchendo o quadro 9 do anexo H, indicando, no campo 901 desse quadro, o NIPC 504 064 592.

Etiquetas: , ,