Um Amor incondicional

Há tempos, conversa séria cá em casa. A Mãe queria falar, queria-me sentado para que eu digerisse o que tinha para me dizer, dizer como se sentia, como sentia o que era o seu Amor pelos filhos. «É um sentimento tão forte, tão forte, que morreria por eles». Não carreguei no ventre os meus filhos, pelo que o nascimento foi o primeiro contacto físico que tive com cada um deles. Quando foi do JM, o período neonatal correu lindamente e não me lembro sequer de ter feito este tipo de reflexão. Já do MM, os dias à volta da incubadora deram-me tempo para pensar (oh se deu!). De facto, senti aquele vínculo instantâneo, intenso, inexplicável à luz da biologia pura e dura. Um Amor imediato e intenso ao ponto de estar disposto a morrer por ele: pelo MM que acabava de conhecr e pelo JM que esperava por nós em casa da avó.

Dar a Vida por alguém. É isto Amar incondicionalmente. Não é por acaso que o nascimento de um filho enaltece (ou desperta pela primeira vez) o sentido espiritual e/ou religioso de muitos pais. Eu sinto cada vez mais esta vontade de saber mais, de reflectir mais, de educar-me mais sobre assuntos que dizem respeito à religião.

Hoje, Sexta-feira Santa, celebra-se o dia em que Jesus morreu por nós. Acreditando ou não em Deus, professando ou não a fé cristã, é fácil admitirmos que a Via Sacra é um símbolo do Amor incondicional de Jesus pela Humanidade. Ainda que fosse inventado, quem o escreveu sabia o que era esse Amor e descreveu-o passo-a-passo, estação-a-estação, com muito sofrimento e com tanto significado, que continua a ser alvo de estudos e estudos teológicos. 

Na Sexta-feira Santa, celebra-se este sofrimento. Morrer por alguém com sofrimento. Não é estético, na perspectiva da sociedade moderna. Talvez por isso pintamos ovinhos, mostramos coelhos fofinhos e enchemos tacinhas de amêndoas coloridas. É giro e (confesso) faz as delícias aqui do pai. Agora, entre chocolates, pão-de-ló e folar, não nos esqueçamos de celebrar a Família e este Amor incondicional.

[fonte: fundacao-ais.pt]

Se quiserem uma sugestão sobre o tema, aconselho-vos este livro que a Fundação AIS lançou na semana passada. 'Foi por Amor' de Maria Teresa Maia Gonzalez é um livro para adolescentes. Fala sobre a Via Sacra e ajuda a reflectir sobre o que é «sofrer por Amor», esse calvário dos adolescentes. É ilustrado com aguarelas de Isabel Monteiro. Os adultos também vão gostar.

Etiquetas: , , ,