Atacar a constipação

No Sábado, o MM passou a barreira dos 28 dias de vida e deixou de ser oficialmente recém-nascido. O isolamento que impusemos a familiares e amigos manteve-o longe de perigo, mas ontem (pimba!) 'o mais velho' e a Mãe ficaram doentes. O mais pequeno com febre e dor de garganta. A 'mais velha' apenas com dor de garganta. Tossiram e fungaram a noite toda. Até prova em contrário, trata-se de uma virose. Estamos a tomar as medidas possíveis para manter o bicho longe do MM. Entretanto, sai chazinho com mel para toda a gente.

As 'mezinhas da avó', sejam chazinhos ou xaropes, incluem quase sempre o mel. Este estudo publicado na conceituada revista Pediatrics provou que faz sentido. Para além de propriedades anti-oxidantes, o mel é um óptimo anti-tússico. Quando comparado com um grupo placebo, uma colher de qualquer um dos três tipos de mel à prova (eucalyptus honey, labiatae honey, citrus honey) mostraram-se eficazes na melhoria da tosse nocturna de crianças com as chamadas constipações comuns. Mas atenção, a Associação Americana de Pediatria (AAP) não recomenda dar a crianças menores de 12 meses, pelo risco de botulismo.

O mel da imagem é o que usamos cá em casa. Uma das muitas variedades de mel produzidos pela Casa Agrícola Valle Figueiro. O mentor do projecto é o Tiago Melim, um jovem agricultor que é um velho amigo.

Etiquetas: , ,