On fire (II)

Convém agoras recordar as medidas gerais para combater a febre dos pequenos. Cá vão as minhas.
  1. Dar o antipirético. O paracetamol (vulgo Ben-U-Ron) pode ser dado na dose de 15 mg por kilograma (peso da criança) e repetido a cada 6 horas. Não esquecer de dividir esse valor pela diluição do xarope, que, no caso do Ben-U-Ron, é 40 mg/mL. Assim uma criança de 10 kg pode tomar 150 mg de paracetamol, isto é, 3,75 ml de xarope Ben-U-Ron (= peso da criança x 15mg / 40mL). O outro anti-pirético mais usado é o ibuprofeno. A dose 5 mg por kilograma é suficiente e pode ser repetido a cada 8 horas. Mais uma vez, tem que se dividir o valor obtido pela diluição do xarope, que, no caso do Brufen, são 20 mg/mL. No mesmo exemplo da criança de 10 kg, ela poderá tomar 50 mg de ibuprofeno, o que equivale a 2,5 ml de xarope de Brufen (= peso da criança x 5mg / 20mL).
  2. Despir a criança. Se queremos baixar a temperatura, temos que libertar o calor. Quando a criança está em subida térmica, ela terá tremores, mas, assim que eles pararem, é preciso tirar tudo e ficar apenas com a fralda ou a cuequinha.
  3. Ter paciência. O antipirético pode demorar 30 minutos a 1 hora até surtir efeito. Não adianta desesperar nem correr para a banheira para refrescar a criança nem insistir com a alternância de antipirético. Aliás, a água para arrefecimento não deve ser fresca mas sim à temperatura da criança (cerca de 37ºC, como no banho normal). O segredo está em deixar a água ir arrefecendo e, com ela, arrefecer a criança.
  4. Hidratar. Com o aumento da temperatura, existe perda de água pela pele, pela respiração, pelo metabolismo, etc.. É fundamental manter a criança hidratada oferecendo-lhe bastante água. Caso contrário, esta pode desidratar.
Mais uma vez, os conselhos de como lidar com a febre não são universais e variam de médico para médico. Estes são os que eu utilizo. Espero que vos sejam úteis.

[fonte: joeshusterawards.files.wordpress.com]

Etiquetas: , , ,