Hospital dos Pequeninos

Desde há muitos anos que as Associações de Estudantes se dedicam a actividades sociais que não as tradicionais festas de levantamento do copo. Na área da saúde existem várias a promover programas de rastreio da hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade, entre outras. No entanto, existe uma pela qual tenho especial apreço. O Hospital dos Pequeninos recria o ambiente hospitalar onde as crianças trazem o seu boneco favorito para uma consulta, com o objectivo de perderem o 'medo da bata branca.'

Tive a oportunidade de participar numa destas iniciativas quando, em 2003, a Associação de Estudantes do ICBAS montou um Hospital dos Pequeninos improvisado numa ala inactiva do Hospital Geral de Santo António (Porto). Convidámos os infantários da cidade a organizarem visitas a este hospital improvisado. Os doentes eram os ursinhos e as bonecas trazidas pelas crianças que, na qualidade de pais, ajudavam no atendimento médico . Este, por sua vez, era realizado por estudantes de Medicina que desmitificavam algumas ideias feitas dos menores e ajudavam a ultrapassar os medos dos hospitais. Havia um bloco operatório, sala de gessos, enfermaria para internamento e o reboliço, que era muito. Não muito diferente de um hospital a sério. Nesta altura ainda não sabia que viria a ser cirurgião pediátrico, mas lembro-me que já enquanto estudante fartei-me de aprender com os pequenos.



Fui alertado por uma estudante da Faculdade de Medicina de Lisboa que entre 26 de Novembro e 1 de Dezembro será montado um Hospital dos Pequeninos, no Refeitório I dos Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa. As visitas podem ser feitas através das escolas (dias úteis das 10h às 17h) ou com a família (dias úteis das 17 às 18h e no Sábado das 10h às 18h). A entrada é gratuita. Está tudo bem explicado aqui. Fui ver se haveria um Hospital dos Pequeninos para breve cá para Norte. Parece que a AEICBAS está a tratar disso. Fiquem atentos.

Etiquetas: ,